Pesquisa

segunda-feira, 9 de junho de 2014

A Batalha de Amsterdam ( II )



Um dos aspectos que mais chamam a atenção com relação ao ciclismo na Holanda  é a participação intensa não só de adultos mas, igualmente, de idosos e crianças.
Não me surpreendeu, portanto, deparar-me na Hobbematstraat com uma senhora que procurava um pouco atrapalhada resolver alguma coisa na sua bicicleta.
Enquanto isto o motorista de um carro luxuoso, como existem muitos, aguardava o momento de avançar. 
Quando a mulher aproximou-se pude perceber que tinha dificuldades e, além disto, não se dava conta de estar bem no meio da faixa dos ciclistas arriscando-se a ser atropelada pelos próprios ciclistas.
Dirigi-me a ela e relatou-me que a sacola que levava sobre o bagageiro, segundo  disse encomendada recentemente,  devia estar prejudicando o movimento da roda traseira.
Ficamos procurando descobrir se realmente esta era a causa até que ela própria percebeu que um dos raios da roda estava solto e interferia no movimento. 
Demos uma volta no raio solto em torno de um outro fixo e, pronto, a bicicleta poderia pelo menos levar sua condutora ao seu destino.
Num dado momento da conversa perguntei-lhe se gostava de usar a bicicleta.
Confesso que andei o tempo todo tentando encontrar algum traidor, que me dissesse que odiava ou, pelo menos, que não gostasse.
Sua resposta, no entanto, me deixou sem ação. 
Desviou por um instante sua atenção da tarefa de resolver o problema com a roda e fixou-me o olhar.
- Se gosto?, iniciou respondendo e, em seguida, concluiu:
- Eu pedalei toda a minha a vida!, afirmou categoricamente..
Diante desta resposta eu não tinha mais o que dizer.
Apenas curvar-me, naquele momento, à força de algo que estava acima de minha capacidade de poder influir.
Fiquei, portanto, depois de nos despedirrmos, apenas vendo-a desaparecer, caminhando lentamente a carregar a bicicleta, curiosamente num sentido contrário ao que imaginei que vinha tomando, pela 
Hobbematstraat em direção ao Museu Rijks 
Fui seguindo-a com o olhar até onde era possível distinguí-la em meio a outras pessoas que foram aparecendo e ainda pude perceber , finalmente, que subia na bicicleta e desaparecia pedalando.



Nenhum comentário: