Pesquisa

sexta-feira, 4 de julho de 2014

"The Nelson Arms"




 Mais um dia de "gazeta" e de rebeldia. Troco uma incursão pelos lugares turísticos por uma caminhada, sem muito destino, pelas redondezas de Colliers Wood já dentro de Wimbledon South.
E encontro este pub!
Como centenas de outros em Londres ainda que este num prédio muito particular construído, segundo a informação que me deram, no século 19.
Mas a quilômetros da balbúrdia dos pubs do centro e sem o mais remoto indício de turistas. 
Eu, talvez, mas minha presença é tão discreta que nem me dão atenção, nem mesmo pela máquina fotográfica que sempre carrego junto do corpo.
Os frequentadores são rigorosamente moradores da vizinhança.
Decido entrar e pedir uma Guiness. 
O ambiente é calmo, amplo, alguns frequentadores, poucos, se acomodam pelos cantos.
Num grupo a atenção está voltada para o jogo Itália vs Costa Rica.
A Inglaterra depende de uma vitória da Itália para continuar com possibilidades de classificação. 
Mas, em outro televisor, em outro lado do pub, acompanham também um jogo de criquete. 
Pego minha cerveja e permaneço no balcão ( exatamente, na foto, entre os dois de camisa branca, neste momento tinha me afastado para fotografar) procurando me sentir dentro do ambiente. 
Até me sinto mas me prejudica não conseguir entender quase nada do que dizem. 
Nestes momentos o inglês que temos por muito bom mostra-se insuficiente.
Decorrido algum tempo a Costa Rica faz um gol. 
Um belo gol.  
A Inglaterra começa a se despedir da Copa. 
O entusiasmo que se via até então nos bares e nas ruas, com os automóveis embandeirados , agoniza. 
Os pubs, enfeitados com flâmulas com a cruz vermelha de São Jorge sobre fundo branco, ficarão sem festas. 
Ingleses que estão no Brasil já devem começar a voltar.
E os que permaneceram aqui tem seu interesse por futebol ainda mais dividido com o críquete e as corridas de cavalo , até porque talvez não esperassem muito da seleção inglesa neste Mundial.
Termino de tomar minha cerveja, ainda penso em tomar outra, mas desisto e saio.
Na rua ocorre-me de seguir adiante mas mudo de idéia.
Já me afastei bastante.
O sol já declina e um arzinho mais frio começa a se sentir.
Hora de voltar.


Nenhum comentário: