Pesquisa

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

São Paulo, vista do alto

Estava pensando em como viver em hotéis pode tornar-se um hábito. 
Um hábito tão arraigado a ponto de poder tornar-se permanente.
Um exemplo bem próximo de nós é Mário Quintana que converteu um quarto do Hotel Majestic , em Porto Alegre, em sua residência.
Quando o hotel fechou foi despejado até ser convidado pelo jogador Falcão a ocupar um apartamento de sua propriedade.

Mas os exemplos são inúmeros.
Este costume, no entanto, pode significar também abandonar a idéia de uma residência fixa ou, pelo menos, de uma residência na qual passemos a maior parte do tempo.

Pensamentos com os quais fiquei por um tempo me envolvendo enquanto observava São Paulo do décimo-quinto andar do San Raphael Hotel no Largo do Arouche.
Confesso que observando a cidade deste ângulo ela me pareceu feia.
Um amontoado de prédios erguendo-se para cima como que procurando espaço para respirar.

Mas não há cidade que não tenha algum encanto, alguns atrativos.
Mesmo que se tenha que sair a procurar.
E na grande São Paulo certamente podemos encontrá-los embora nem sempre possam ser os que gostaríamos .

À tardinha caiu uma chuva e surgiu um vento agitando as cortinas.
Isto me causou uma inquietação como se houvesse uma outra presença no quarto.
Mas foi uma sensação passageira.
São Paulo não parece ser uma cidade muito propícia para ter espíritos que entrem em quartos de hotel.
Parece-me mais propícia a ter pessoas assaltadas mas isto ocorre no nível da rua, não assim tão alto.

Depois a noite chegou e pareceu-me melhor ficar observando a cidade aqui de cima de meu lar passageiro.
Pelo menos a cidade, assim iluminada, pareceu-me menos agressiva, menos árida.

E sem a presença de espíritos ou de assaltantes vou poder dormir mais tranquilo.



Um comentário:

Anônimo disse...

Visitei seu blog, orientada por uma amiga, gostei muito das fotos, do que você escreve, e pensei:"Preciso viajar mais, preciso viver mais"
Ass: Nadia,quem você conheceu em Florianópolis essa semana.
Email:Nadiamsf@yahoo.com.br